A
Pedagogia Hospitalar há anos está lutando para saber concretamente sua
verdadeira definição. Ela se apresenta como um novo caminho tomado no meio
profissional da educação, com um bom desempenho na conquista de seus ideais. É
um processo educativo não escolar que propõe desafios aos educadores e
possibilita a construção de novos conhecimentos e atitudes.A Pedagogia Hospitalar envolve o conhecimento médico e psicológico,
representando uma tarefa complexa. A realização dessa tarefa necessita de umponto de referência não médico: o enfoque formativo, instrutivo e
psicopedagógico. Nisso germina um novo campo onde aparece uma inter-relação de
trabalho quepermite delinear as fronteiras de aproximação conceitual do conhecimento
demandado.
A enfermidade do educando muitas vezes o obriga a se ausentar da escola por um período prolongado,trazendo prejuízos às atividades escolares. Por esse motivo há necessidade de uma projeção emergente que, além de atender o estado biológico e psicológico da criança, atenda também suas necessidades pedagógicas.A criança sofre grandes influências do ambiente onde ela se encontra. Quando se sente fraca e doente, sem poder brincar, longe da escola, dos amigos e, fica desanimada e triste, sem estímulo para se curar.
O pedagogo, ao desenvolver um trabalho educativo com a criança internada, também trabalha o lúdico de forma que alivie possíveis irritabilidades, desmotivação e estresse do paciente.A continuidade dos estudos no período de internamento, traz maior vigor às forças vitais do educando, existindo aí um estímulo motivacional, tendo várias ações preponderantes e desencadeantes para sua recuperação.


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